Gotas de bem-estar para sua vida!

Constelação Sistêmica Empresarial ou Organizacional

A constelação organizacional visa mostrar a atuação das Leis Sistêmicas que estão regendo os relacionamentos empresariais em um estabelecimento. Quando estas leis não são respeitadas temos como resultado conflitos, prejuízo e decadência apesar dos esforços dos proprietários ou funcionários, ou seja, a empresa não prospera.

Assim, a constelação empresarial compreende a “empresa” como um organismo vivo, que pode sofrer conflitos entre os colaboradores, falta de metas claras, rejeição por parte dos funcionários e clientes, entre outros efeitos. Neste caso, buscamos o efeito curativo através de tomada de consciência do problema através de insights organizacionais durante o trabalho, assim, visualizamos que muitas intervenções sobre o grupo produz efeitos tardios inconscientes sobre este mesmo grupo. Como conseqüência temos a observação e a transformação das dinâmicas limitantes e negativas que ali se apresentam.

Esse método pode ser aplicado em problemáticas do tipo quando a empresa gasta muito dinheiro na busca de clientes mas não aumenta seu faturamento, dívidas que aumentam apesar dos esforços para contenção de despesas, oportunidades que não se concretizam, recebimentos que não ocorrem no prazo, entre muitos outros fatores que impedem a empresa de prosperar e gerar lucro.

Podemos observar as leis sitêmicas atuando na empresa, quando, por exemplo, uma pessoa é demitida “sem honra” e outro membro do grupo se sinta inconscientemente “leal” a ela. Isso se manifesta muitas vezes com uma “rebelião” ou uma repetição daquele comportamento da pessoa demitida por outros membros do grupo que muitas vezes nem mesmo a conheceram.

Outro exemplo fala de hierarquia onde se observa que para o bom desempenho do grupo, é necessário um respeito à ordem. Supondo que um gerente não assuma sua responsabilidade, é provável que um subalterno o faça em seu lugar, mas isso gera na maioria das vezes um forte sentimento contrário por parte de seus pares, colocando o subalterno numa posição conflituosa com eles.

Esses problemas dentro das organizações parecem ser de origem “pessoal”, mas na verdade tem a ver com a estrutura, a forma como a organização é moldada. Assim ocorrem problemas sem que se perceba claramente os motivos, e com freqüência, ocorre de forma repetitiva dentro da organização, assim dizemos que tais problemas são sistêmicos.

1
×
Olá, me chamo Luciana e estou aqui para tirar suas dúvidas. Clique no ícone do WhatsApp abaixo e vamos conversar.